1 – Apple iPhone 7S ou Apple iPhone 8
Pela lógica de mercado da Apple, o ano de 2017 deve marcar o lançamento do iPhone 7S, Entretanto, o próximo ano marca os 10 anos do lançamento do primeiro modelo de iPhone e, por conta disso, existe uma expectativa de que a Apple possa fazer algo especial, mudando a nomenclatura do celular para um número “cheio” ou ainda incluindo algum sufixo diferenciado no nome.
O próximo iPhone deve ser lançado no último quadrimestre de 2017, provavelmente no mês de setembro. Entre as novidades, as configurações devem incluir tela AMOLED com resolução 2K, ausência do botão Home e bordas ainda mais finas, nova geração de processador e mais memória RAM (possivelmente 3 GB ou 4 GB).
2 – Samsung Galaxy S8
O ano de 2016 não foi nada fácil para a Samsung. Por conta dos incidentes com o Galaxy Note 7, aparelho cuja bateria explodia de forma inexplicável, a empresa precisou retirar o produto do mercado e perdeu muito dinheiro com esse movimento. Sem trocadilho, a empresa se “queimou” em muitos mercados e para 2017 espera reverter essa situação.
Por isso, o Galaxy S8 está cercado de muita expectativa. O aparelho deve chegar às lojas no segundo trimestre de 2017, com anúncio previsto para o Mobile World Congress 2017, trazendo display de 5,5 polegadas com resolução 2K, processador Exynos 8895, 6 GB de RAM e leitor de íris para desbloqueio seguro. As bordas devem ficar ainda mais finas.
3 – Microsoft Surface Phone
A Microsoft passou o ano de 2016 em branco, sem lançamentos de smartphone. Por conta disso, o Windows Phone – ou Windows 10 Mobile, como agora ele é chamado, praticamente saiu por completo do mercado, chegando ao seu menor índice de participação entre os sistemas operacionais mobile – menos de 2% em todo o mundo.
Já há algum tempo existem rumores na indústria de que a linha Surface, inédita no Brasil, também ganharia uma versão em forma de smartphone, no caso o Surface Phone. O aparelho viria com processador Intel Atom x3, 4 GB de RAM e câmera traseira de 21 megapixels. O grande diferencial ficaria por conta da perfeita integração com os notebooks e ultrabooks que rodam o Windows 10. O lançamento pode ocorrer no segundo trimestre do ano.
4 – LG G6
Quem também não foi muito bem no mercado em 2016 foi a LG. A empresa sul-coreana apostou as suas fichas no LG G5, que traz como principal diferencial o fato de ser modular, podendo ficar mais robusto com novos acessórios. No Brasil, a versão top de linha nem deu as caras e quem acabou sendo lançado aqui foi o G5 SE, com processador menos potente.
Portanto, para 2017 o desejo da empresa em retomar a rota de crescimento é grande. O LG G6 deve ser apresentado já o final de fevereiro, durante o Mobile World Congress 2017, que acontece em Barcelona. O aparelho deve ter processador Qualcomm Snapdragon 835, 6 GB de RAM, sensor de impressões digirais e bateria de 4.000 mAh.
5 – Samsung Galaxy X
Entre todos os lançamentos de smartphone esse é o único que mais parece ainda uma ideia do que um produto prestes a chegar às lojas. Segundo rumores da indústria, a Samsung estaria preparando aquele que pode ser considerado o primeiro celular com tela flexível do mercado e seu nome seria Samsung Galaxy X.
Internamente, o aparelho é conhecido como “Project Valley” e ainda não se sabe muitos detalhes sobre ele. Especula-se, porém, que haverá versões com dois tamanhos de tela: 5 polegadas e 8 polegadas. Ambos seriam dobráveis no meio, ou seja, ocupariam muito menos espaço no seu bolso. Se for anunciado, chega ao mercado somente no segundo semestre de 2017.
6 – Nokia D1C e Nokia P1
Depois de ter sido comprada pela Microsoft, a Nokia deixou de fabricar smartphones e praticamente sumiu do mercado mobile. Agora, uma outra divisão da companhia se reestruturou e decidiu novamente voltar a usar a sua marca em celulares. A fabricação será chinesa, mas a supervisão do produto será feita pela equipe da empresa finlandesa.
Durante o Mobile World Congress 2017, a Nokia deve revelar ao mundo seus dois novos smartphones: o Nokia D1C e o Nokia P1. Os dois modelos devem figurar na lista de smartphones intermediários, procurando aliar boas configurações com preços mais acessíveis. O D1C, o mais simples deles, deve vir equipado com processador Qualcomm Snapdragon 430. Já o Nokia P1, mais potente, deve usar o processador Qualcomm Snapdragon 625.